Este blogue está aberto a quem quiser participar, dando dicas e experiências pessoais sobre tudo o que envolve gravidez, pós-parto, cuidados com os bebés, e dicas para actividades infantis...
Quem quiser participar, entre em contacto comigo:
pre-mamas@hotmail.com

terça-feira, 17 de julho de 2007

Vida Sexual no Pós-Parto

Sempre tive muito medo do parto. Tinha medo de como se processava e das mudanças que se iriam operar. Na verdade, tinha medo que estragasse alguma coisa lá em baixo. lol
Sempre tive uma vida sexual muito boa, sem complexos ou problemas.
Como tal, o parto vaginal fazia-me impressão.
Tinha medo da dilatação e da episiotomia. Tinha medo da fase de expulsão.
Tinha medo que o meu corpo não voltasse ao mesmo, que ficasse com cicatrizes e pior, que não voltasse a ter uma vida sexual satisfatória.

Como calculam, num parto com recurso a ventosas, foi-me feita episiotomia.
Mas a verdade é que acho que a iam fazer, quer usassem ventosas ou não.
Fui cosida: 4 pontos exteriores e não sei quantos pontos interiores. O pós parto foi relativamente bom. Tive dores, que combati com o Trifen 200, a cicatriz fez-me impressão, mas fiz lavagens com o Betadine vaginal, para não infectar...
Sentia a cicatriz - apesar de pequena - e fiquei com algum receio do retomar da nossa vida sexual.
Os primeiros dois meses da criança exigiram muito de nós, e simplesmente não estavamos disponíveis para esse aspecto da nossa vida conjugal.
Aos poucos, o desejo foi surgindo...
A nossa "primeira vez" após o parto não foi boa. Ou melhor, não foi...
Parecia que tinha ficado virgem outra vez, lol.
Sentia-me apertada, e era ligeiramente doloroso e incómodo.
Aos poucos fomos retomando, com algum cuidado, a nossa intimidade.
Agora, já está tudo bem.
Realmente, há vida sexual depois do parto!
Uma das coisas que tinha medo era se ficava com alguma cicatriz. Não é que aquela parte, em especial, seja bonita, mas ninguém quer ficar com uma cicatriz, seja em que parte do corpo for. lol
Não fiquei. Não fiquei com marca nenhuma.
8 meses depois o corpo retomou o seu aspecto anterior ao parto, na zona púbica.

Nota: Escrevi este post porque era uma coisa que eu gostava de ter lido quando estava grávida. Talvez assim, o medo do pós-parto não fosse tão grande.

Adenda acrescentada a 23/07/07:Dica da Mamã Babadíssima:
Descansem o que puderem, não liguem a possíveis «bocas» que vos digam que não sei quem ao outro dia já andava e corria e não sei mais o quê!

13 comentários:

Rita Correia ilustradora disse...

Olha, muito fixe. Vou adicionar este teu cantinho porque acho que me vai dar um jeitaço lá mais para a frente. Bela ideia. Continua ;)
Bjitos

Anónimo disse...

Olá, Cláudia!
Muito obrigada por me convidares a ver este teu cantinho. Tenho pensado muitas vezes como tu, que deveria haver muito mais abertura para discutir estes temas. É bom encontrar um espaço onde poderemos também trocar impressões mais tarde e criar assim uma especie de forum de discussão com conselhos e temas úteis para quem, como eu, é mãe de primeira viagem (e não só!).
Beijinhos

Cristina e Omar disse...

olá
mas que blog tão útil.
Vou visitar este cantinho sempre que possa.

Cresce barriguita...cresce!!! disse...

Que informaçao importante!!! é daquelas coisas que receamos e nao temos "lata" de perguntar..ihihihi!!
Obrigada linda!!!
mais uma vez parabens por esta ideia!!
bjokas doces

Catarina disse...

acho uma ideia espectacular, também as vezes penso em escrever certas coisas, mas nos blog dos xocolecos acho que não tem muito haver, quem sabe não me tragas inspiração!

Xuga disse...

Tambem eu tinha medo, por muito que se leia e pesquise há coisas que não vêm nos livros.
O meu parto foi normal (sem ventosas), mas tambem tive direito á episiotomia. Quando pensamos nisso achamos que vai doer, não me doeu nada, no 2º dia depois do parto já subia e descia da cama sem degrau e sentia-me optima.
Tive 5 pontos exteriores e sei lá quantos interiores pq a parteira disse que isto era material novo e tinha de ficar como deve ser.
Não tive dores nenhumas no pos parto, apenas sentia uns puxões de vez em quando na altura dos pontos cairem. Em relaçao á cicatriz massagei com vaselina (dica da enfermeira)e nunca me doeu.
Desculpa o testamento.

Mãe Babadíssima disse...

Eu também tive direito a episiotomia, já que foi um parto com ventosa. Levei 6 pontos exteriores e qto aos interiores só me disseram que foram muitos, não interessava qtos!
Sofri muito no pós-parto,mal conseguia andar e sentar-me.Exigiram muito de mim e um dos pontos acabou por rasgar a carne!Passadas três semanas do parto ainda tinha umas dorezinhas...
Uma dica: descansem o que puderem, não liguem a possíveis «bocas» que vos digam que não sei quem ao outro dia já andava e corria enão sei mais o quê!

Unknown disse...

Os meus 2 pós parto foram muito bons e mesmo assim senti alguma dor e desconfiorto na 1ª vez que tivemos relações depois de nascerem os bébés.
É natural, até porque estamos mais "secas" devido às alterações hormonais.
Com amor, carinho e paciência chega-se lá :)
Aq uem tiver algum receio digo: devagar se vai ao longe ;)
Beijocas

Lua no Deserto disse...

Obrigada! Acho que esta era uma das perguntas à qual ainda não tinha tido uma resposta.

Beijinhos

Unknown disse...

Boa Noite, também tive um parto normal há muitos anos com episio.
Tinha receio de ficar alargada ou com cicatriz.
Nada disso aconteceu, não fiquei com cicatriz nenhuma e a vagina voltou ao normal, sinto o mesmo prazer de antes.
Só que dois obstetras amigos meus garantem que a vagina depois do parto não fica igual.
Eu discordo no meu caso ficou, até hj não precisei de plástica nenhuma.

Abraços e boa sorte a todas futuras mamães, o melhor é o parto normal.

BJOS,

Silvia

Unknown disse...

Ola... sou Anie.. e acabei de ter um bebe. ela tem 4 meses... e tenho muitos sintomas de depressão pós-parto... tive muitas realizações nos ultimos meses...mas nda me trazia alegria...ficava euforica com coisas pequenas.. e passava mto rápido...tentava disfarçar minha tristeza.. baixo interesse sexual... tem sido muito dificil para mim... mto desanimo, baixo estima..
adorei este blog... vou ler tudo.rsrs
bjs

Unknown disse...

DEPOIS DE QUANTO TEMPO APÓS O Parto, pode voltar a ter relações sexuais?

Unknown disse...

DEPOIS DE QUANTO TEMPO APÓS O Parto, pode voltar a ter relações sexuais?