Este blogue está aberto a quem quiser participar, dando dicas e experiências pessoais sobre tudo o que envolve gravidez, pós-parto, cuidados com os bebés, e dicas para actividades infantis...
Quem quiser participar, entre em contacto comigo:
pre-mamas@hotmail.com

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Dúvidas de Biberons

A Gaia colocou uma dúvida muito pertinente.
É grande a variedade de biberons à venda em supermercados, farmácias e lojas pré-mamas. Há de todas as marcas, feitios, preços, etc...

A minha experiência pessoal, quando comprei biberons para a Daniela, não foi a melhor. Comprei 1 biberon anatómico e 8 biberons normais, biberons de água e 4 biberons / copos para água dos sempre em pé.

Sei que foi um exagero. Apercebi-me disso no momento em que a Daniela nasceu.
Agora, aconselho que não comprem muitos biberons. Se for necessário, pode-se comprar depois, consoante as necessidades.

Existem uns biberons anatómicos (ligeiramente curvados) ideais para os primeiros meses, porque, pela sua forma, não deixam passar ar. Logo, os bebés têm menos probabilidades de ter cólicas.

Dos anatómicos, para os primeiros meses, usei 2. À medida que utilizava, ia esterilizando.

Quanto aos biberons normais, comprei vários, mas na realidade uso apenas 4: 2 de leite e 2 de água. 1 conjunto vai para a ama e outro fica em casa.

Quanto às marcas, é conforme o gosto.
Eu, por exemplo, que não sou muito de marcas, uso da tigex, que compro nos hipermercados.

Um conselho que dou, no entanto, é que comprem tetinas anatómicas, porque se ajustam melhor ao palato dos bebés.
(normalmente, as marcas têm tetinas normais)

Mas, como em tudo... é uma questão de gosto.

Os bebés, na primeira semana, não bebem muito leite. O estômago deles só recebe cerca de 20 ml por mamada. Tudo o que for superior a isso, é bolsado.
Mas atenção que isto é uma média, e que os bebés são diferentes uns dos outros.
Essa quantidade de leite vai aumentando consoante eles vão crescendo.

Os biberons para os primeiros meses não precisam de ser muito grandes, já que eles não vão beber muito.
A partir dos 3 / 4 meses, aconselho biberons que tenham capacidade até 310 ml, pelo menos. As necessidades de leite vão sendo cada vez maiores.

4 comentários:

Xuga disse...

Para o Francisco resolvi-me a comprar biberons da avent, porque como tinha o esterilizador dessa marca e a bomba tira leite, achei melhor conjugar tudo, as xuxas dele tambem são avent. Devo dizer que estou satisfeitissima e tanto os biberons como as xuxas estão impecaveis, não ficaram com aspecto "velho", e como o meu bebé infelizmente não chegou a mamar maminhas, podem imaginar o uso que aqueles bibas têm!

rosa disse...

muito obrigada pela informação!!!
para além da minha inexperiência na matéria, ainda tenho de contar com a minha distração natural... ou seja, nem me lembrava que era necessário biberões para o berçário (no meu caso) e que dá jeito ter a mais.... tenho de ver com elas como funciona.

quanto às marcas, estive muito indecisa entre os da avent e os da chicco, mas como uma amiga minha tem uma bomba da chicco, e ese precisar é a que vou usar... acho que vou mesmo optar pela chicco.

alguém tem alguma opinião formada sobre estes biberões em particular?

Sónia (SRA) e Joaninha disse...

Eu para a Joana só comprei dois. Os dois de plastico, um para o leite outro para a agua da chicco. Só mudei as tetinas que aos 7 meses passaram de silicone para borracha por causa dos dentes. São optimos não me arrepenmdo nada..

Vera Botelho de Sá disse...

Olá a todas.
Já sou mãe de uma menina de 2 anos e estou novamente grávida. Quando a Teresinha deixou a mama tinha vários biberons (avent, Chicco e Nuk). Comecei a notar que ela engolia muito ar, o que provocava cólicas. O pediatra receitou o colimil para atenuar, mas não resolveu o problema. Entretanto falei com um primo (que já era pai) e ele disse-me que os melhores biberons eram os Dr. Brown's. Optei por comprar um para ver se ajudava. Ao fim de uma semana voltei à farmácia para comprar mais, pois a Teresinha nunca mais teve uma cólica nem precisou de tomar remédios para o efeito. Para este segundo filho vão ser a minha escolha logo de início, pois tenho a certeza que funcionam mesmo! Vejam a página deles: http://pt.bebeinnova.com/
Espero que vos ajudem também!