Este blogue está aberto a quem quiser participar, dando dicas e experiências pessoais sobre tudo o que envolve gravidez, pós-parto, cuidados com os bebés, e dicas para actividades infantis...
Quem quiser participar, entre em contacto comigo:
pre-mamas@hotmail.com

terça-feira, 24 de julho de 2007

A limpeza do rabinho... Toalhitas ou discos de algodão?

Experimentem um dia limparem-se com as toalhitas...
Façam a experiência...

Eu fiz... Acreditem ou não, a sensação não é das melhores... Tenho a confessar que a mim até me ardeu um bocadinho a pele da zona vaginal.
E a sensação de rabinho fresco e húmido não é das mais confortáveis.

As toalhitas, tal como as fraldas, foram feitas para facilitar a vida aos pais.
Quanto às fraldas, não contesto, porque já não sei viver sem elas.
A verdade é que não me iria apetecer nada, chegar a casa, depois do trabalho, e ter um monte de fraldas de algodão (desse dia!), com marcas de xixis e cocós, para lavar!

Sou, portanto, adepta das fraldas, apesar dos inconvenientes que estas trazem para o ambiente.

Quanto às toalhitas, as coisas mudam um pouco de figura. Sim! Eu utilizo toalhitas! Não sou fundamentalista!
Mas, todos os pediatras defendem que as toalhitas só devem ser utilizadas em ocasiões especiais, como em viagens.
O melhor para limpar o rabinho dos bebés são, na verdade, os discos de algodão (que podem ser mesmo os desmaquilhantes), e água fervida tépida.

Eu usei esta técnica durante os 4 primeiros meses de vida da Daniela, e a verdade é que ela só ficou "assada" (eritrema da fralda) uma vez, e foi por ter tido uma fralda tempo demais (uma viagem de carro em que ela passou todo o tempo a dormir)

Mas, desde que comecei a trabalhar, passei a utilizar mais frequentemente as toalhitas, uma vez que são mais práticas.

5 comentários:

Marta disse...

OLá!
Bom eu não em casa não uso nem toalhitas nem discos de algodao.Uso água e uma toalha turca.Sempre que a mudo em casa passo o rabinho dela em no lava mãos em agua e se tiver muito sujo uso um pouco de oleoban.A seguir limpo com a toalhinha turca e deixo ficar um pouco ao ar.Ponho beptantene e fralda!As toalhitas uso fora de casa,claro!Foi o pediatra que me disse que fizesse assim, e a Beatriz NUNCA assou, mesmo NUNCA.Para além de tudo é muito economico!!!

Espero ter contribuido!

marta

Raquel Alabaça disse...

Tens razão, eu também cheguei a usar as toalhitas para ver como era e não gostei nada, arde mesmo! E até na cara fica um ardor na nossa pele. Usava só quando não tinha outra opção, porque preferia os discos de algodão embebidos numa água da Klorane ou mesmo da torneira.
Agora que a Sara deixou a fralda, e usa aquelas toalhitas da Kandoo, acho que são melhores, pelo menos já experimentei e não ardeu.

Bjs

Ana disse...

ardem não é???? também já tinha pensado nisso.

Anónimo disse...

Na maternidade onde estive não usam toalhitas e eu gostei da ideia do algodão com água. Mesmo em casa usei vários meses o algodão com água. Depois passei a usar as toalhitas mas entretanto fiz a experiência e parece que cola, é esquisito e nada agradável. Estou novamente grávida e vou passar novamente ao algodão, que não engana!!! :)

Sónia (SRA) e Joaninha disse...

Bem nunca tinha pensado nisso, pois utilizo sempre as toalhitas...

Mas uma coisa posso deixar aqui como experiencia. Até bem pouco tempo usava as dodot plus activity e a Joana andava sempre irritada no rabinho. Em conversa com o pediatra, este referiu que estas fraldas são optimas mas tem o contra de tanto quererem proteger que deixam no rabinho uma especie de forninho...Seguindo o conselho dele mudei para as normais da dodot e nota-se a diferença...No rabinho e tbm na carteira...LOL As vezes o mais caro não é o melhor...