Este blogue está aberto a quem quiser participar, dando dicas e experiências pessoais sobre tudo o que envolve gravidez, pós-parto, cuidados com os bebés, e dicas para actividades infantis...
Quem quiser participar, entre em contacto comigo:
pre-mamas@hotmail.com

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Mulheres estão a adiar por 3 anos o nascimento do primeiro filho

Segundo dados do INE, as mulheres portuguesas têm cada vez menos filhos e que estão a adiar a materindade por 3 anos.
Em 2006, as portuguesas tinham em média 29 anos quando nasceu o primeiro filho. Em 1987, a média de idades era de 26 anos.
Curiosamente, os índices de fecundidade mais elevados situavam-se, em 2006, na faixa etária dos 30 a 34 anos.
A média de filhos por casal é de 1,36, que é simplesmente a média mais baixa dos últimos 20 anos.
Verifica-se também que a taxa de crescimento natural tem vindo a cair.
Por incrível que pareça, a imigração tem sido a grande responsável pelo crescimento populacional em Portugal.

2 comentários:

Celine disse...

Acho que também tem a ver com o facto financeiro!!! Se eu pudesses tinha muitos muitos filhotes mas a vida não o permite não é!! Beijocas e força para este novo blog!!

Mamã artesã disse...

A culpa é do Governo que não nos dá incentivos para que tenhamos mais filhos.
A vida não está nada fácil.
Eu adiei pois queria dar ao meu filho tudo aquilo que não tive.
Ter outro filho está mesmo fora de questão (a não ser que me saísse o euromilhões) pois isso significaria ter de me despedir, uma vez que o meu ordenado passaria a ser apenas para deslocações, manutenção do carro e amas.
Apesar de sempre ter dito que só queria ter 1 filho, depois do piolhito nascer fiquei com vontade de ter outro e tenho pena de não poder repetir a experiência de ser mãe.
Joquinhas
Sofia