Este blogue está aberto a quem quiser participar, dando dicas e experiências pessoais sobre tudo o que envolve gravidez, pós-parto, cuidados com os bebés, e dicas para actividades infantis...
Quem quiser participar, entre em contacto comigo:
pre-mamas@hotmail.com

quinta-feira, 26 de julho de 2007

o tempo não cura estes medos

Em 2001 fiquei grávida pela primeira vez.
Fiquei feliz, super contente.
Mais ninguém ficou.
A pessoa com quem vivia na altura, mal soube da gravidez, fugiu a sete pés.
Aceitei a situação. A criança era muito desejada, nem que fosse só por mim.
Os meus pais também não ficaram felizes.
Sabiam há muito que a relação andava mal, que não tinha futuro.
Pior ficaram, quando tive de voltar para debaixo da asa deles.
O meu pai até me propõs fazer um aborto. Dizia que era muito nova, que essa criança ia estragar a minha vida, etc...
Não dei ouvidos a ninguém. Desejava aquela criança. Sempre quis ser mãe. Desde os 16 anos que me lembro de o desejar.
Tinha praticamente 24 anos. Tinha o meu trabalho.
Avancei.
Fui fazer a primeira ecografia com 11 semanas e 4 dias de gestação.
O técnico diz: "Apresento-lhe o seu filho".
Depois, olha muito seriamente, e durante muito tempo, para o ecrã.
Diz-me: você vai fazer esta análise, repete-a 24 horas depois e, daqui a 15 dias vem fazer uma nova ecografia.
Eu pergunto-lhe: "Está tudo bem, Doutor?" Ao que ele me responde: "Daqui a 15 dias lhe digo."
Sem saber o que fazer, fui para casa. Os meus pais estavam de férias.
Chorei muito. Muito mesmo.
Decidi ir à urgência da Maternidade Alfredo da Costa. Ingénua, disse à médica que me atendeu, que tinha ido fazer uma ecografia nesse dia, mas que o técnico não me disse se estava tudo bem ou não.
Estupidamente, ela grita (sim, grita!), dizendo-me que é uma vergonha o que estou a fazer. Que não devo questionar as decisões dos profissionais de saude. E recusa-se a atender-me, ou a ver o resultado da ecografia.
As lágrimas correm pela minha cara abaixo. Saio da maternidade desolada.
Os 15 dias pareceram uma eternidade a passar.
Volto lá para repetir a ecografia, e levo as análises.
O técnico vê-me e diz: "Pensei que já não voltasse cá!"
Volta a fazer-me a ecografia e diz:"Com já tinha visto há 15 dias, você tem feto morto retido. Pensava que entretanto, a natureza já tivesse evoluido e começado um aborto. É melhor ir rapidamente à maternidade".
Mal saí da clínica, fui à MAC. Expliquei o que se passava.
Disseram-me que o melhor era esperar mais uns dias, para ver se o organismo expulsava o feto.
Fui até às 15 semanas de gravidez. Praticamente um mês de feto morto retido. Finalmente, lá me marcaram uma curetagem. Lembro-me bem que estava marcada para uma terça feira.
No sábado antes, decidi ir a uma aula de step. Comecei em trabalho de parto às 16 horas da tarde. Ainda assim, fui passear para o C.C. Colombo.
Pelas 18 horas, as dores já eram fortes. Fui há MAC, mas eles achavam que ainda estava muito incipiente. O colo do útero estava fechado. O liquido amniotico estava limpo e sem sinais de infecção. Sem grandes perdas de sangue. "Vá para casa" - foi o que me disseram.
Pelas 23h30, voltei à MAC, já a perder muito sangue. Deram-me a escolher: ou fica cá internada, deitada numa maca, até expulsar tudo; ou vai para casa, para o seu ambiente, onde pode fazer tudo o que quiser. Fui para casa.
Tive um trabalho de parto de 12 horas, até ás 4 horas da manhã.
Perdi muito sangue. Sofri sozinha, sem ninguém ao meu lado. Sem ninguém para me pegar na mão.
Quando contei o que se passou à pessoa que viveu comigo, ele disse que se calhar tinha fingido tudo.
Dizem que tudo tem uma razão de ser para acontecer.
A verdade é que, 7 meses depois, conheci o homem que hoje é meu marido.
Hoje sou feliz, tenho uma filha linda.

Não sou capaz de entrar na Maternidade Alfredo da Costa. Tenho medo, pãnico mesmo.
Não sou capaz de perdoar às pessoas que me abandonaram na altura, que me deixaram a sofrer sozinha.
Não sou capaz de passar por um início da gravidez sem sentir pânico por pensar se se repetirá de novo.
Da Daniela foi assim. Sei que quando ficar grávida, vai ser o mesmo.

14 comentários:

Kelly disse...

Bem amiga, que experiência horrível...
Desculpa mas não tenho outro termo para isso. Horrível pela dor da perda do teu bebé, da maneira que foi e sobretudo por estares só a enfrentar tudo isso...
Sinto muito. De verdade.
A minha 1ª gravidez resultou num aborto às 10 semanas, mas não foi nada comparado com o que passaste e estava acompanhada pelo meu marido - namorado na altura.
Mas ainda dói cá dentro, por isso imagino em parte o que sentes.
Felizmente encontraste a tua cara metade e tens esse tesouro lindo que é a tua filhota...
Tenta não criares essa ansiedade em ti cada vez que engravidares porque podes esatr a prejudicar-te a ti e ao bebé...
Não sei que te diga... se estivesse perto de ti abraçava-te bem apertadinho. Mas sinto mesmo muito o que passaste. Sei que não se esquece...

De qualquer modo aí vai o meu beijo e abraço virtual....já está...
Recebeste?

rosa disse...

é como dizes, nada acontece ao acaso!
e vais ver que a daniela vai ter um mano/a lindo como ela, e sem precalços!!!

bjs grandes

Pensadora disse...

Que experiência terrível. Passei por dois abortos retidos, até ficar grávida do Ricardo, e, felizmente, a minha obstetra não me deixou passar por esse sofrimento físico, fazendo de imediato as curetagens. Nada comparado com o que tiveste que passar.
Quando fiquei grávida do Ricardo, passei os três primeiros meses em tal estado de ansiedade que a minha obstetra teve que me dar Valdisper (acho que é assim que se escreve), um calmante de produtos narturais para ver se ficava mais calma. Mas cada vez que ia à casa de banho era terrível, sempre à espera que algo de mal acontecesse (se bem que os meus abortos não tiveram nenhuns sinais).
Compreendo, por isso, a tua ansiedade, não há conselho possível a dar, porque certamente não o seguirás, como eu não segui. Apoia-te muito no teu marido e na tua filha e deixa correr, aproveitando o melhor que poderes essa gravidez. O que tiver que ser será... não podemos contrariar a natureza.
Desejo-te tudo aquilo que desejo para mim: muita felicidade e muita sorte junto dos teus filhotes e do teu marido.

Um abraço cheio de força!

Carla

Celine disse...

Ola Amiga!! O teu caso é bem diferente do meu sofrestes muito mesmo mas graças a Deus e como tu dissestes tudo tem um sentido e hoje é feliz com o teu maridão e com a tua filhota linda e com certeza numa próxima gravidez tudo ira correr pelo melhor é o que te desejo do fundo do meu coração. Eu também senti muito medo quando estava grávida do Flávio até ao fim pensava que algo iria correr mal. Acho que é normal para todas as mulheres que tenham passado por um aborto como nós! Beijinhos e força amiga

Verusca disse...

Ai amiga... q experiência horrivel... terrivel... pelo aborto... pelo abandono... por teres de passar por tudo sozinha!
Mas pensa q agora tens um marido q te adora, uma Daniela linda e q á próxima gravidez vai correr bem, tens de ser positiva amiga!

E não compreendo a insensibilidade dos médicos perante a situação... revolta-me esses ditos profissionais da saude!

És uma grande Mulher Cláudia... não duvides!

Beijocas enormes linda

disse...

Fiquei arrepiada amiga. Já tens a tua conta de sofrimento :(

Um beijinho grande, para uma grande mulher!

Sónia (SRA) e Joaninha disse...

Amiga,

Bem, nem tenho palavras. Não conhecia esse pedacinho de ti...Mas olha pensa que tudo acontece por um motivo, e agora es extremamente feliz. E com uma filhota lindissima.

Beijokitas

Inês de Castro disse...

Bem...que coisa...além de ter sido uma experiência terrivel ainda tiveste que levar com "maus tratos" da parte de pessoas que só tinham a obrigação de te acalmar, tratar, ajudar...Não se faz..e ainda por cima sozinha.felzmente encontraste o teu amor e depois nasceu a tua filhota.forcinha.não sei que mais te diga..quem não passa pelas coisas não sabe. beijocas grandes

Mãezana disse...

Apesar de ser a 1ª visita só te digo que lamento profundamente...
Não o que te aconteceu ou melhor não tanto isso pois nessas coisas acho que "Deus escreve direito por linhas tortas2 - se é que me entendes.
Mas, o que eu lamento MESMO é a crueldade e a insensibilidade de algumas pessoas que tu, tiveste o "prazer" de conhecer...

Desejo-te sinceramente as maiores felicidades, junto de quem te quer e te ama e da tua filha que é de facto LINDONA!!! Parabéns!

Mariana disse...

Oh Claudia! Que arrepios me passaram pelo corpo agora...
Os fantasmas vão lá estar sempre... infelizmente.
No ano passado, ás 10/11 semanas foi detectado uma anomalia no meu feto, cuja se confirmou trissomia 13 ás 12 semanas com nova ecografia! Mas como este país é o que já se sabe, tive que esperar até ás 16 semanas para poder fazer uma amniocentese, cujo resultado viriam a comprovar a trissomia, para que uma comissão de ética aprovasse a interrupção médica da gravidez...(ás 19 sem.) por isso sei bem o que é a espera, felizmente sempre estive acompanhada pelo meu marido, que se revelou um Homem com uma capacidade de adapção enorme! Foi a minha âncora!

Durante estas 9 semanas de espera, uma grande amiga disse-me "as coisas só acontecem a quem tem capacidade de as superar" e é mesmo verdade!
Hoje tenho a minha piolhinha quase pronta a nascer, e uma grande vontade de ser mamã!

Por isso, acredita que os fantasmas vão continuar lá, temos é que aprender a viver com eles! E a ignorá-los!

Bjs
Mariana e Eva

Cresce barriguita...cresce!!! disse...

Querida claudia, fiquei emocionada com a tua historia...que tristeza...acredito que sejas agora feliz e que tens o amor e a tua linda filhota...mas realmente algo assim ficará marcado para sempre...PARABENS POR SERES A MULHER QUE ÈS!!!
LINDA!!
BEijinhos docinhos

Carla Santos Alves disse...

Bolas que experiência terrivel!

O meu terceiro aborto tb foi assim, um aborto retido...é simplesente horivel!

Agora tudo está bm e é nisso que tens que pensar!

Bj
Carla

Flor de Lótus disse...

Sinto muito por tudo que você passou....muitas vezez passamos por coisas que não tem como entender...apenas aceitar e tentar esquecer. Também já penei com dores físicas e sem o apoio necessário...dói lá no fundinho da alma.Mas fique bem, a vida recompença as injustiças. Bjs

gisele disse...

AMIGA SEI BEM OQUE E ISSO POIS ESTOU DE 8 MESES E COM 7 DESCOBRI QUE MINHA FILHOTINHA TAMBEM TEM PROBLEMAS SERIOS A TRISSOMIA DO 13,ESTOU SIMPLESMENTE ARRASADA SEM SABER OQUE FAZER NAO TIVE PROBLEMAS NENHUM ATE DESCOBRIR ...UMA GRAVIDEZ NORMAL,UMA ANGUSTIA SEM FIM POIS QUANDO SINTO ELA MEXER FICO TAO FELIZ E UMA ESPERANÇA TOMA CONTA DE MIM...MAS MINHA MEDICA DISSE QUE ELA AO NASCER NAO SOBREVIVE MUITO TALVEZ POUCAS HORAS,TENHO UMA FILHA DE 4 ANOS JA E E NELA QUE ME AGARRO POIS ELA PRECISA MUITO DE MIM.VOCE E UMA GUERREIRA POIS JAMAIS PASSEI POR COISA PARECIDA,CADA DIA QUE PASSA PARECE UMA ETERNIDADE E AINDA FALTAM ALGUMAS SEMANAS PARA ELA NASCER,OLHA CHORO TODOS OS DIAS TODOS OS MOMENTOS MAS ACREDITO NUMA COISA DIAS MELHORES VIRAO POR QUE PIORES JA ESTOU VIVENDO.BJOSSSSS E MUITA FELICIDADE POIS VC MERECE,ABRAÇOS DO FUNDO DO MEU CORAÇAO..!!